quinta-feira, 16 de abril de 2020

Você está procurando um negócio de sucesso? Franchising é a resposta certa

Deseja abrir um negócio, mas tem medo dos riscos ou possui um orçamento limitado? Abrir uma loja de franquia  pode ser a solução perfeita para você.

Franchising é um contrato entre a empresa e o afiliado que, em troca de uma taxa específica, garante ao último:

O uso da marca;
O know-how necessário para a comercialização do produto;
Um canal de fornecimento exclusivo para as mercadorias;
Assistenza pre e post apertura;
O uso de todos os tipos de propriedade intelectual inerentes à marca comercial.
A franquia é uma das possibilidades que você tem disponível para inserir no setor comercial que lhe interessa, a partir de uma empresa já existente , geralmente já conhecida e com menos capital do que o  que você deve empregar para abrir por conta própria.

Esta é uma oportunidade relativamente nova na Itália, depois de despovoar por décadas nos Estados Unidos e que, no guia de hoje, avaliaremos passo a passo.

Você deve abrir um negócio de franquia?
Mesmo que seja uma realidade importada, tanto como uma ideia quanto como uma tipologia contratual, o franchising continua sendo uma das maneiras mais interessantes para quem deseja abrir um novo negócio .

APESAR DA CRISE, A FRANQUIA POSSUI UM FATURAMENTO  DE € 24 BILHÕES  EM CRESCIMENTO CONTÍNUO E MAIS DE 50 MIL PONTOS DE VENDA EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL. *

Se você decidiu começar a levar a sério os negócios, o franchising é uma possibilidade que você certamente terá que considerar.

* Dados da Exposição de Franchising de Milão disponíveis aqui .

O que significa franquia
Mas o que é franquia?

O franchising nada mais é do que um contrato entre duas partes : a empresa e aqueles que decidem  ingressar .

Por meio desse tipo de contrato, você normalmente pode tirar proveito de:

Marca  da empresa-mãe.
Do canal exclusivo para o fornecimento dos produtos da marca mencionada.
De outros tipos de propriedade intelectual , como a organização de lojas ou o uso de determinados softwares.
O conhecimento  necessário para a produção e / ou comercialização dos produtos.
Como abrir uma franquia
Portanto, esse tipo de contrato prevê uma empresa principal que, possuindo determinadas marcas e processos de produção, concede-os em uso (limitado a um determinado período e uma área específica) a um afiliado, mediante pagamento de uma  contrapartida  e / ou uma parte nas vendas .

Para melhor esclarecer suas idéias, você encontrará abaixo um guia detalhado que analisará todos os aspectos possíveis sobre esse novo tipo de negócio, para avaliar em autonomia absoluta se esse realmente poderia ser o caminho mais adequado para o seu  futuro comercial .

Como funciona o franchising
As partes envolvidas na franquia são duas:

Os franqueadores , ou seja, as  empresas franqueadas proprietárias da marca , os processos de produção e a cadeia de suprimentos em relação aos produtos específicos que são vendidos.
O franqueado , ou afiliado , o que você poderia ser, ou um empresário que disponibiliza uma quantia anualmente ou plurianual para obter a exploração da marca e a participação nas atividades da empresa principal.
A mesma empresa-mãe pode fazer uso de diferentes afiliadas , e essa é realmente a norma para praticamente todas as atividades de franquia que operam na Itália e no resto dos países.

No entanto, a possibilidade de exclusividade territorial é geralmente oferecida .

Por que criar uma franquia?
O franchising é um método eficaz para ter uma distribuição extremamente ampla (e a baixo custo) para fazer com que seus produtos sejam confirmados no território nacional e internacional.

As vantagens para as empresas que decidem se tornar uma franquia são diferentes:

As afiliações podem ser obtidas diretamente , compensando parcialmente o risco de uma nova abertura; de fato, o afiliado arcará com os custos de pessoal e aluguel;
Com os afiliados certos, você pode contribuir de maneira relativamente fácil para a expansão da marca e a disseminação no território;
O gerenciamento direto de todos os pontos de venda não é necessário , embora possa estabelecer regras muito restritivas para a organização dos mesmos. Delega a pessoas que investiram seu próprio capital e, portanto, têm interesse direto em tornar a empresa bem-sucedida;
Você ainda pode ter a última palavra no afiliado : aceite ou não, direcione seu trabalho, escolha novas linhas de produtos.
Quais são os benefícios do franchising para afiliados?
A vantagem para a empresa que vende o uso de suas marcas de  know-how  é certamente relevante e fácil de identificar.

Mas quais são as vantagens para quem deseja abrir uma franquia? Aqui eles são analisados ​​um por um:

Os custos de abertura são geralmente mais baixos . Por exemplo, se você começasse um restaurante do zero, provavelmente gastaria muito mais. As contas, embora possamos falar mais sobre elas posteriormente, devem ser feitas de maneira geral e também levar em conta a publicidade, a marca estabelecida e o  know-how.
Você se torna parte de uma  empresa já estabelecida , encontrando-se, metaforicamente, pelo menos parte do trabalho já realizado.
Você tem assistência contínua disponível , o que o ajudará a iniciar seus negócios desde o início, e mais tarde ele poderá ajudá-lo a ampliar seu leque de ações.
MUITAS FRANQUIAS TAMBÉM OFERECEM EXCLUSIVIDADE TERRITORIAL. NESSE CASO, VOCÊ SERÁ O ÚNICO QUE PODERÁ ABRIR EM UMA CIDADE OU BAIRRO ESPECÍFICO.

A propósito, saiba que também há a possibilidade de  abrir uma franquia sem custos iniciais : clicando aqui, você encontra a lista de marcas que oferecem essa possibilidade.

Qual franquia abrir? Aqui estão os 4 tipos de franquias
Nem todas as franquias são iguais, eis os quatro métodos diferentes de franquia disponíveis para você iniciar um novo negócio, tornar-se empreendedor e  começar a gerar lucros .

Vamos ver juntos quais são os mais interessantes e os mais comuns entre os oferecidos no mercado.

1. Canto
A franquia de canto , também chamada em nossa parte de  franquia parcial,  é um tipo de afiliação que prevê a inclusão de produtos e serviços da controladora  em uma atividade já iniciada .

Nesse caso, a empresa recebe um espaço de exposição independente, bem separado do restante dos bens ou serviços. Um verdadeiro canto onde colocar seus produtos.

A questão da franquia é uma questão a considerar especialmente em termos de espaço : você ainda tem a oportunidade de tirar proveito da marca, de ter o know-how e os produtos a usar, mas simplesmente não será absolutamente necessário dedicar toda a loja (assinar e nome incluído) aos produtos do franqueador.

No setor da franquia ou área parcial, você encontra praticamente tudo, para qualquer tipo de categoria ou serviço de produto.

2. Franchising participativo
Esta versão contratual específica fornece um relacionamento mais direto e colaborativo entre o franqueador e o futuro afiliado.

Veja como funciona:

O franqueador encontra um afiliado em potencial que pode dar excelentes resultados e em uma área na qual ele tem interesse em estender, mas que não tem capital suficiente para investir;
A empresa de franquia e a afiliada concordam em abrir uma joint venture : a empresa controladora detém quase todas as ações, que serão resgatadas no prazo máximo de 5 a 10 anos, com parte dos rendimentos gerados pelo negócio.
É uma  forma híbrida  que, no entanto, pode permitir que você se encontre em uma empresa após alguns anos de trabalho duro, uma atividade que já foi iniciada e que agora deve gerar volumes interessantes .

O franchising participativo agora é uma realidade bastante difundida também em nosso país e hoje é um dos mais interessantes para quem deseja  abrir uma loja sem dinheiro .

3. Loja de franquia
A franquia é talvez a forma mais visível, a que todos podemos reconhecer e a que, pelo menos em termos de volume, ainda é a mais relevante do setor .

Nesse caso, somos confrontados com a forma mais clássica de um contrato de franquia . Você paga uma  taxa de associação e se torna um afiliado para ter:

O complexo de conhecimento e experiência da empresa;
Os produtos exclusivos vendidos sob a marca;
Assistência antes, durante e após a abertura;
Treinamento com cursos específicos para familiarizar-se com a marca e adquirir o básico para gerenciar os negócios;
Participação em cadeias de suprimentos já estabelecidas pela empresa e que também permitem o acesso a matérias-primas a preços muito inferiores aos praticados no mercado (pense no caso das franquias Fast Food).
4. Comprar em consignação
A última das oportunidades oferecidas pelo mundo do franchising é a da loja em consignação .

Nesse caso, as mercadorias a serem colocadas em um canto são oferecidas, sem a necessidade de comprá-las: a empresa produtora / controladora coloca suas mercadorias reconhecendo uma porcentagem na venda.

É a solução ideal para quem pode disponibilizar um espaço, apesar de não ter dinheiro para investir em estoque. Toda a cadeia de suprimentos é gerenciada pelo fabricante , com mais iluminação para aqueles que desejam trabalhar como afiliado.

As melhores feiras de franquia
Você pode encontrar a franquia certa para você, não apenas na internet, mas também recomendamos que você leve em consideração as feiras do setor .

Para a Itália . Existem duas feiras mais importantes: uma é a de Milão, a Exposição de Franchising, realizada em outubro e que para 2020 será proposta novamente na FieraMilianoCity, de 22 a 24 de outubro. O outro é a Expo Franchising Napoli, que será realizada de 6 a 7 de junho de 2020 na Mostra D'Oltremare.

Nenhum comentário:

Postar um comentário