quinta-feira, 16 de abril de 2020

Como abrir uma loja on-line: o guia completo para vendas na Internet

Recentemente, a Amazon , uma das maiores empresas de comércio eletrônico do mundo, se tornou a primeira empresa de web e software em termos de rotatividade , superando até um gigante como a Microsoft.

Nos últimos anos, não surpreendentemente, as compras on-line aumentaram exponencialmente e esse fenômeno levou a grande maioria das empresas a ter sua própria solução de comércio eletrônico .

Se existe um modelo de negócio digital puro ou se a Web é apenas um canal adicional de uma atividade de vendas tradicional, vender na Internet se tornou uma necessidade.

Você deve avaliar concretamente a ideia de abrir uma loja on-line, pois cada vez mais consumidores dizem que preferem fazer compras virtuais, o que tem vantagens objetivas:

Isso faz você economizar tempo ;
permite, de forma simples e rápida, comparar preços;
evita cotovelá-lo em lojas e shoppings lotados;
fornece uma variedade maior de itens para comprar.
Por sua vez, as empresas basicamente têm duas opções para começar a vender seus produtos on-line:

desenvolver e gerenciar  seu próprio site de comércio eletrônico ;
vender seus produtos através de um mercado existente  (como Amazon ou eBay).
Nos próximos 10 minutos, direi tudo o que você deve saber para começar a vender na internet, começando a analisar as vantagens e desvantagens da venda on-line.

Vamos começar!

Abra uma loja online
Quais são os benefícios?
A vantagem mais imediata de possuir uma loja on-line é aquela relacionada ao público em potencial. Um comércio eletrônico permite alcançar um número extremamente maior de clientes em potencial do que qualquer negócio tradicional. Um site de comércio eletrônico torna realidade o sonho de qualquer vendedor: poder vender seus produtos em qualquer lugar e para qualquer pessoa!

É suficiente para uma pessoa ter um computador ou smartphone e uma conexão com a Internet para potencialmente ser seu cliente.

Além de quebrar as barreiras do espaço, uma loja on-line também quebra as do tempo. Os sites de comércio eletrônico, na verdade, não têm horário de abertura nem fechamento, pois estão sempre abertos e disponíveis ao público. As transações podem ocorrer a qualquer hora do dia ou da noite e isso aumenta muito o lucro potencial.

Em princípio, vender na Internet também permite reduzir alguns custos:

você não precisa pagar aluguel pelas instalações que hospedam o negócio;
você não precisa contratar funcionários para receber clientes;
você não precisa de um armazém porque, com muita frequência, os itens são enviados diretamente do fabricante ( aqui está um guia completo para dropshipping ).
Considere também que a abertura de uma loja online impõe menos restrições à capacidade de expansão dos seus negócios . Você pode começar, por exemplo, com a venda de alguns produtos e depois passar para outras categorias de produtos relacionadas ou complementares.

Quais são as desvantagens?
Um recurso "negativo" de todos os sites de comércio eletrônico é a falta de interação entre o vendedor e o cliente . Portanto, falta a relação de confiança que muitas vezes ativa a alavanca de tomada de decisão que empurra uma pessoa a se abastecer em uma loja em vez de outra.

Além do produto, de fato, muitos comerciantes conseguem construir seus clientes por simpatia, empatia e, ou mais simplesmente, o proverbial "saber fazer" com o cliente. Um aspecto que falta completamente nas vendas online.

Você também não deve ignorar o fato de que mesmo na rede há uma concorrência feroz . Para cada empresa on-line, existem pelo menos dez outras empresas na web que vendem exatamente o mesmo tipo de produto.

Ao elaborar seu plano de negócios, você terá que definir bem o motivo da sua loja on-line: o caráter distintivo que deve pressionar os usuários a se tornarem seus clientes, e não seu concorrente direto, para obter muita publicidade e recorrer a ferramentas de marketing na web para comunicar seus recursos distintos em comparação com outros players.

Por fim, as lojas on-line obviamente precisam lidar com muitos problemas técnicos que os tradicionais não precisam enfrentar.

Venda na Internet: as 2 principais opções disponíveis
Opção 1: tudo o que você precisa para abrir seu comércio eletrônico direto
Como eu disse antes, para iniciar um negócio de venda na Web, a primeira das duas opções é criar seu E-commerce do zero e, para fazer isso, você precisará necessariamente seguir todas estas etapas preliminares:

Encontre o produto que deseja vender: grande ou pequeno, caro ou barato, você pode vender qualquer coisa na internet. Um dos produtos vendidos na Internet com mais sucesso são as soluções de software. Selecione bem o nicho em que deseja se inserir; isso o ajudará mais tarde;
Escolha o  nome do domínio com sabedoria : se a parte final for sempre .com ou .net, a parte inicial será a que o fará diferente das outras. Certifique-se de que o nome que você decide escolher esteja de alguma forma relacionado aos produtos que você vende;
Compre um serviço de hospedagem na web de qualidade:  hospedagem é o espaço virtual que hospeda seu site, disponibilizando-o na rede e utilizável por usuários da web em todo o mundo. É importante que seja de qualidade, pois, dessa maneira, seu site estará sempre disponível e rápido para usuários e mecanismos de pesquisa (que monitoram a velocidade de carregamento de um site para entender o quão confiável ele é e oferecer visibilidade gratuita proporcional);
Ele cuida muito bem do conteúdo e dos gráficos do seu site:  será a "casa" do seu negócio. O design do site é o que incentiva os compradores a ficar e fazer compras. Lembre-se de incluir, além do carrinho e das fichas do produto, a regulamentação da atividade de vendas, seus contatos (possivelmente também por telefone) e os links para as páginas nas mídias sociais e para assinar o boletim;
Equipado com um "CMS eCommerce" : este é o software que permite aos compradores procurar nas categorias de produtos que você tem à venda e criar o carrinho de compras dos produtos que eles querem comprar. Muitos desses softwares incluem recursos adicionais para verificar a disponibilidade de produtos no armazém, criar documentos de remessa e cobrança ou calcular impostos. Os mais famosos são o Magento e o Prestashop,  mas também existe a possibilidade de comprar um produto completo que é menos personalizável, mas mais simples e mais rápido de ativar (falo melhor disso daqui a pouco).
Entre em contato com uma agência de serviços de intermediação financeira:  permitirá realizar operações de vendas remotas com total segurança. De fato, quando o cliente digita os detalhes do seu cartão de crédito, seu intermediário se encarrega de verificar a presença do valor necessário e de transferir o dinheiro para sua conta corrente, mantendo uma comissão. Para começar, uma conta Paypal também pode ser boa, o  que com um custo mínimo permite que você receba pagamentos dos principais cartões de crédito;
Planeje ações de marketing : todas as empresas de comércio eletrônico bem-sucedidas têm uma estratégia para atrair clientes. Entre as ações de marketing mais utilizadas, é útil mencionar a otimização de mecanismos de busca ( SEO ), o pagamento por clique e as campanhas sociais nas principais mídias sociais.
Nós nos aprofundamos no tópico CMS de comércio eletrônico em comparação com as soluções tudo em um
Como mencionado há pouco tempo, vender online hoje em dia uma das possibilidades é adotar um software de comércio eletrônico pré-estabelecido. No entanto, existem soluções como  Shopify , Bigcommerce , Shopping Cart Elite e Volusio  que oferecem o fornecimento de sites de comércio eletrônico praticamente prontos para o pagamento de uma taxa mensal. Para se divertir no quebra-cabeça das ofertas disponíveis, você deve certificar-se de que, além de entender todos os aspectos da criação e manutenção de um site de comércio eletrônico, o software de comércio eletrônico também permita:

pagamentos seguros e diversificados (cartões de crédito, PayPal e eChecks);
proteção máxima de dados para proteger a privacidade de seus clientes;
possibilidade de integrar a venda a outros sites como Amazon e Ebay.
Opção 2: venda na internet sem uma loja online proprietária e aproveitando os mercados existentes
Se você não deseja criar seu próprio site de comércio eletrônico, mas não deseja abrir mão das vantagens de vender na internet, considere a idéia de vender na Amazon , eBay .

Dessa forma, você certamente perderá parte dos benefícios de ter seu próprio site de comércio eletrônico (como o reconhecimento de sua marca, a fidelidade do cliente e a capacidade de fazer todas as alterações que considerar necessárias para apresentar seus produtos), mas ao mesmo tempo, você economizará todo o esforço relacionado às configurações da plataforma e ao gerenciamento de problemas, como a proteção de dados pessoais e a segurança dos pagamentos.

Iniciar a venda será muito mais fácil e rápido. Basta se registrar no site, configurar a página da sua loja, enviar seus produtos e começar a vender.

Mas tudo o que reluz não é ouro. As vendas no eBay e na Amazon têm um custo : a maioria dos mercados retém taxas e vende pacotes de visibilidade adicionais (geralmente necessários para gerar volumes de vendas significativos) para seus produtos dentro de suas categorias, bem como para manter uma porcentagem para cada produto que você vende. Essas porcentagens variam entre 3 e 10% e dependem do site e da categoria dos produtos vendidos.

Além disso, enquanto um site de comércio eletrônico normal apenas lista produtos relacionados a essa atividade, os visitantes de sites como o eBay ou a Amazon terão que escolher entre uma grande variedade de produtos e uma variedade de empresas que se propõem. para a venda do mesmo produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário