quinta-feira, 7 de maio de 2020

O mestre ajuda a encontrar trabalho e além

O que você acha da oportunidade de fazer um mestre? Estou seriamente considerando a possibilidade de me matricular em um mestrado especializado, você acha que estou certo?

Observando a série histórica sobre educação no site do Istat, observamos que, na década de 1980, o número médio anual de graduados italianos era ligeiramente superior a 75.000, cerca de 114.000 na década de 1990 e 251.000 na década de 2000. 300.000 para o período de três anos de 2016-2018. Em 40 anos, o número de pessoas que se formam todos os anos quadruplicou.

Com um mercado de trabalho altamente competitivo, onde a abundância de candidatos altamente qualificados torna a busca por uma oportunidade profissional alinhada às suas expectativas muito complicada, muitas, uma vez que atingiram o tão desejado "pedaço de papel", perguntam-se sobre o a necessidade de continuar investindo no próprio treinamento, com a participação de um mestre de especialização .

Se você terminou de comprar um guest post  , provavelmente também temeu cometer um passo em falso que poderia custar muito dinheiro, energia e tempo pessoais, à procura de respostas, talvez garantias de profissionais como eu que, por profissão, avaliam dezenas de currículos para decidir quem chamar para a entrevista de emprego.

A principal questão em sua mente é sempre a mesma: valerá a pena assistir a um mestre ?

Você quer saber se a frequência de um curso de especialização pode servir, ou melhor, pode facilitar sua entrada no mundo do trabalho.

Volto a escrever sobre o Hiringroute após alguns meses de ausência, abordando um tópico com o qual eu queria lidar há algum tempo. A essa altura, quem segue o blog ou meus perfis sociais sabe que, quando posso ou tenho a oportunidade, adoro disponibilizar minha experiência nas salas de treinamento, onde as perguntas que me são feitas são as mesmas que o assombram!

Antes de responder com franqueza e honestidade, no entanto, para o benefício daqueles que não têm certeza do que é um Mestre, deixe-me fornecer mais algumas informações.



O que é um mestre
O Master é um curso de especialização científica e alta qualificação para treinamento, destinado ao desenvolvimento e treinamento de habilidades e habilidades de nível superior. É uma qualificação acadêmica introduzida pelo Decreto Ministerial 509 / '99, obtido no final de um curso de especialização científica e de treinamento permanente e recorrente de alto nível.

O Mestre é uma qualificação superior ao grau.

Os Mestres da Universidade
Eles têm uma duração de pelo menos um ano e prevêem a atribuição de créditos de treinamento universitário (mínimo 60). O título emitido tem valor legal e também é reconhecido fora do território nacional.

Diferença entre um mestrado universitário de primeiro ou segundo nível

A diferença consiste na qualificação necessária para a admissão no capitão. Portanto, a admissão no mestrado de 1º nível é um diploma universitário ou outro diploma universitário de três anos ou outra qualificação obtida no exterior, reconhecida como adequada; A qualificação para ingresso no 2º nível de mestrado é o mestrado ou especialista ou o grau obtido de acordo com as disposições do Decreto Ministerial 509/99, ou outra qualificação obtida no exterior, reconhecida como adequada.

A frequência do Mestrado Universitário é, em regra, incompatível com a matrícula simultânea em grau, mestrado, doutorado, especialização, qualificações de ensino, bem como a posse de bolsas de pesquisa.

Mestrado não universitário
Também posso ser organizado por entidades externas à universidade, por exemplo, escolas particulares de administração, embora seja mais correto defini-las como cursos de treinamento avançado. As qualificações emitidas, diplomas, ao final dos cursos não têm valor legal. Estes são certificados de participação. Porém, principalmente, o recorte prático das lições, a qualidade dos professores empregados, provenientes do mundo corporativo, tornam esses caminhos de igual qualidade e, em alguns casos, ainda mais elevados do que os organizados pelo mundo universitário.

Como as universidades, as escolas de negócios organizam mestres em tempo integral para jovens graduados e graduados, adicionando um período de estágio (3 ou 6 meses) ao período de treinamento em sala de aula.

Ao contrário do primeiro, no entanto, eles têm um catálogo de treinamento mais amplo e são capazes de oferecer ao Masters uma fórmula de meio período, tarde ou fim de semana. Cursos projetados para gerentes, profissionais e empreendedores que desejam se atualizar e desenvolver suas habilidades técnicas e funcionais.



Por que investir em um mestrado
Os mestres não são "baratos" e não são para todos. Muitas vezes eles têm custos proibitivos. Há algum tempo, um artigo publicado no SOLE 24 ORE retomou alguns dados coletados pelas universidades italianas, dos quais emergiu que 3 em cada 4 mestres (74%) custavam menos de 5.000 euros, 17% de 5.000 a 10.000 euros e 10 % acima de 10.000. Na verdade, alguns podem custar até mais de 20.000 euros, sem mencionar, para os sortudos, os custos de um curso de pós-graduação a ser realizado nas mais prestigiadas Escolas de Negócios da Europa.

A especialização é, no entanto, um investimento no futuro em termos de tempo e dinheiro, digno de ser considerado. Mas se esses são os custos, por que decidir enfrentar novos sacrifícios para frequentar um mestrado?

O Mestre ajuda a encontrar trabalho mais rapidamente
Ser capaz de apresentar um caminho de especialização torna seu currículo mais atraente e interessante aos olhos de um recrutador, diferenciando-o dos milhares de candidatos a concorrentes.

Em um mercado de trabalho em que a entrada anual, em média, de cerca de 300.000 recém-formados, apenas 50.000 (fonte AlmaLaurea) decide cursar um mestrado, menos de 2 em cada 10.

Mais da metade dos estudantes consegue um estágio na empresa, enquanto a taxa de emprego de um ano com a qualificação é de 82,6%, contra 73,1% daqueles que decidiram parar no mestrado.

Além disso, o Mestre é uma carta extra para ser jogada mesmo por aqueles que já trabalham, mas não estão satisfeitos com o que fazem. E acredite, conheço muitos meninos e meninas que frequentam cursos de especialização nos fins de semana.

O Master permite que você tenha um emprego melhor e mais bem pago
Mais de 50% das pessoas que obtiveram o diploma de mestrado trabalham indefinidamente em um ano, contra 26,8% dos graduados "mestres". Estes últimos levam 5 anos para atingir a condição do primeiro.

Mesma situação na frente de ganhos, 1.629 euros líquidos do salário daqueles que escolheram se especializar contra 1.210 daqueles que decidem não continuar seus estudos.

O Mestre é especialista
O curso universitário permite que você adquira uma boa bagagem de conhecimento teórico, mas pouco gastável no futuro imediato. A presença de um Mestre permite aprofundar, especializar-se em uma área específica, tendo a oportunidade de lidar com gerentes de experiências importantes. Existem inúmeros momentos úteis para experimentar as dinâmicas e situações típicas da vida corporativa.



Como escolher o mestre
É a coisa mais difícil. A oferta é decididamente rica. Existem mestres para todos os gostos e bolsos. Encontrar o seu caminho nesta égua magnum não é fácil. Cometer um erro no momento da escolha pode significar pagar um preço alto.

Se você quiser fazer a escolha certa, recomendo que você a avalie, levando em consideração uma série de critérios muito específicos. Vamos ver juntos quais:

Interesses e expectativas pessoais
Um Mestre é a conclusão ideal do caminho de estudo e constitui uma entrada no mundo do trabalho. Se você decidiu participar de um, considerando os custos e o compromisso exigido, recomendo que você o escolha com base em seus interesses e expectativas pessoais. Será um excelente cartão de visita e quem ler seu currículo será levado a pensar que a área de sua especialização está alinhada com o que mais o motiva profissionalmente.

Número de edições
É um mestre recém-ativado ou foi precedido por outras edições? Você não gostaria de ser o primeiro a experimentar, certo? Três anos é o prazo correto. " Os usuários já tiveram a oportunidade de avaliar a qualidade do produto ", explica Mario Meda, secretário geral da Asfor , na entrevista concedida à República dos estagiários. " Mas também é um tempo razoável para o corpo de treinamento desenvolver os relacionamentos necessários com o sistema comercial ", acrescenta ele.

Professores de qualidade corporal
O perfil dos professores, sua procedência no mundo corporativo, a experiência no campo educacional, o feedback relatado pelos alunos das edições anteriores, a estabilidade das colaborações com o corpo organizador do curso de especialização são aspectos que merecem mais estudos. Também importante é o fornecimento da presença de um Tutor.

Organização didática
Os módulos em estudo, os assuntos abordados, devem estar alinhados com os propósitos a serem perseguidos. O programa de treinamento deve estar disponível para consulta com antecedência. Trabalhos de projeto, dramatizações , exercícios práticos em sala de aula são um valor agregado garantido.

etapa
Preste muita atenção às promessas de estágios garantidos. Depois que a fase da sala de aula termina, os alunos são apoiados pelas estruturas de colocação dos provedores de treinamento e apresentados às empresas da rede. No entanto, não há constrangimentos por parte destes para acolher os formandos.

Se a garantia de estágio para todos no final do período de aula for verdadeira, esse compromisso deve ser formalizado no contrato de "compra" do Mestre, você não acha?

Dados do canal
Aqueles que optam por se concentrar também no Mestre e, sobretudo, em acelerar a entrada no mundo do trabalho. É importante avaliar a porcentagem de pessoas que encontraram trabalho após concluir o Mestrado de interesse. Também neste caso, acho útil ressaltar o pensamento de Meda: "Uma boa direção colocará o aluno atendente primeiro na condição de realizar uma experiência válida de estágio e depois de fazer entrevistas de seleção". Os Mestres, no entanto, "não devem ser trocados por agências de emprego e o nível de participação do candidato sempre permanece um elemento determinado".

Relações com o mundo dos negócios
É necessário entender se, por trás da escola, existe uma associação de industriais ou um grupo de empresas interessadas no treinamento de figuras especializadas. Quanto mais empresas estiverem envolvidas na concepção dos cursos de mestrado, na participação nos trabalhos do projeto , maior será o vínculo que essas empresas têm com a organização que as organiza. Tudo isso se traduz em mais oportunidades profissionais para os alunos.

Acreditação ASFOR
A ASFOR, a Associação Italiana de Treinamento Gerencial, é uma associação entre entidades com personalidade jurídica que operam no campo do treinamento gerencial.

Através do Processo de Credenciamento de Mestre, que está ativo desde 1989, a ASFOR definiu os critérios que um mestre deve respeitar. Entre estes:

têm uma duração mínima de 1200 horas (gestão geral) ou 1000 horas (especialista);
o plano de estudo prevê que uma parte do programa seja dedicada aos aspectos gerais da administração, ou seja, às questões administrativas da empresa e de suas principais áreas funcionais; e um período de estágio em empresas;
as aulas são conduzidas por professores qualificados e depoimentos corporativos;
o ensino deve levar em consideração a necessidade de desenvolver conhecimento e usar ferramentas e comportamentos gerenciais, através do uso de métodos ativos de ensino;
o centro didático do mestre tem uma posição clara e autônoma e uma visibilidade precisa;
Seis meses após o término do curso, pelo menos 80% dos egressos estão empregados em atividades profissionais.
Classificação de "clientes"
Por fim, uma sugestão sempre válida para a compra de qualquer produto, em qualquer setor: Colete a opinião de quem participou do Master em edições anteriores. Aqueles que já fizeram o investimento antes de você certamente poderão dizer se valeu a pena. Nesse caso, se você não conseguir encontrar os nomes para contato no site da escola, o Linkedin será de grande ajuda na identificação dos profissionais que o precederam e no contato direto com eles para as perguntas apropriadas.



Motores de busca para mestres
Agora você está pronto, poderá fazer sua escolha de maneira mais consciente. Por fim, pensei em relatar a você alguns mecanismos de pesquisa que podem ser úteis para encontrar o que é certo para você por área geográfica e / ou por área / categoria de pertença:

https://www.cercacorsiemaster.it/

https://www.guidamaster.it/

https://lab24.ilsole24ore.com/guida-master/

Este último oferece uma funcionalidade muito interessante. Ele permite, para cada Mestre, também verificar a condição de emprego após obter a qualificação, sua eficácia na obtenção do emprego, as características da atividade de trabalho (empregada ou por conta própria). Os dados, neste caso, são disponibilizados pela Almalaurea.



Você achou meu artigo sobre mestres útil e interessante e a importância de participar de um? Compartilhe-o com qualquer pessoa que precise ler. Faça o Hiringroute conhecido !

Nenhum comentário:

Postar um comentário